23-J: sessão de investidura com candidato e data definidos

Alberto Núñez Feijóo tentará um quase impossível apoio do parlamento nos dias 26 e 27 de setembro

Após os grupos parlamentares reunirem-se com Felipe VI, o rei comunicou sua decisão à presidenta do congresso. Francina Armengol anunciou na quarta-feira 23 que o popular Alberto Núñez Feijóo era o escolhido. A sessão de investidura será no final do próximo mês, dias 26 e 27.

É a primeira vez que dois candidatos buscam uma investidura. Ao mesmo tempo, hoje nenhum deles alcança a cifra da maioria absoluta, 176 dentre os 350 deputados. A escolha da casa real por Feijóo tem como base ser o mais votado n 23-J e o que tinha mais apoio entre os grupos parlamentares escutados.

Francina Armengol anuncia as datas da sessão de investidura. (foto: congreso de los diputados)

Dois nomes para uma data

Aí começa a confusão. Escolher o mais votado é “uma tradição”, entretanto a constituição não diz que isso é uma obrigação. Em pleitos anteriores o mais votado sempre tinha maioria – antes de Pedro Sánchez, absolutas – o que tornava a decisão bastante menos complexa. O governo de coalizão entre Partido Socialista e Unidas Podemos inaugurou uma nova realidade, na qual dois partidos precisam somar forças (e governar juntos).

Agora, com os resultados de junho, ocorre que o mais votado simplesmente não consegue maioria. O Partido Popular, com os votos de Vox, UPN e CC, chega a 172. PSOE e Sumar têm 152 cadeiras; sem embargo com o bloco da anterior investidura (ERC, EH Bildu, PNV e BNG) e Junts o número sobe para 178. Essa foi a soma que deu a presidência do Congreso de los Diputados à socialista Francina Armengol.

Ou seja, o segundo colocado nas generales é o único que poderia formar maioria. Com toda dificuldade que envolve essa negociação, indiscutivelmente.

Um comentário em “23-J: sessão de investidura com candidato e data definidos

Deixe um comentário